quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Seus pais consumiam mais iodo há 10 anos atras do que você hoje

Ola Pessoal, tudo bom?

Vamos falar hoje sobre a Grande Deficiência Mundial de Iodo na nossa alimentação e isso não sou que digo e sim a maioria dos médicos e nutricionistas. Na internet está cheio de pessoas falando sobre este assunto, nos blogs, nas entrevistas no Youtube, etc. Portanto é um assunto que você deve dar atenção pois a maioria dos nossos órgãos utiliza o iodo para sintetização de algum componente essencial para o funcionamento do nosso corpo.
Coloquei abaixo parte do artigo de Sally Fallon Morell presidente de uma organização não governamental dedicada a educação nutricional e alimentação.

"O iodo é fundamental para a saúde humana. Ele é a base dos hormônios da tireoide e desempenha muitas outras funções na bioquímica humana. Embora a glândula tireoide contenha a maior concentração do corpo de iodo, as glândulas salivares, o cérebro, o líquor, a mucosa gástrica, as mamas, os ovários e uma parte do olho também concentram o iodo. No cérebro, o iodo é encontrado no plexo coroide, a área dos ventrículos do cérebro onde o líquido cefalorraquidiano (LCR) é produzido, e na substantia nigra, uma área associada à doença de Parkinson.
...Trinta anos atrás, quando o consumo de iodo foi o dobro do que é agora (480 mcg por dia), uma em cada vinte mulheres desenvolveram câncer de mama. Trinta anos atrás, o consumo de sal iodado foi ainda maior do que é hoje, além do que uma forma de iodo era utilizada como um condicionador de massa na fabricação de pão, e cada fatia de pão continha 0,14 mg de iodo. Em 1980, os fabricantes de pão começaram a usar o brometo como condicionador no lugar do iodo, que compete com o próprio iodo na absorção pela glândula tireóide e de outros tecidos do corpo. O iodo também foi mais amplamente utilizado na indústria de laticínios como um asséptico das tetas 30 anos em relação ao que é agora. Segundo este argumento, 15 por cento dos adultos do sexo feminino da população dos EUA sofre de moderada a severa deficiência de iodo..."

Você pode observar que não é um assunto para deixar de lado. Para o seu proprio bem e o bem de todos que estão proximos a você, seus filhos e filhas e seus familiares. 
Mas o que dizer do nosso pobre solo que está praticamente sem iodo, hoje em dia a produção de vegetais, legumes etc fica prejudicada, eles contem menos iodo que antigamente. Seus pais consumiam mais iodo há 10 anos atrás do que você hoje.
Como você pode ver o sal que é iodado também não é suficiente.

Por isso é necessário consumir alimentos ricos em iodo. Frutos do mar em geral. Geralmente o côco e derivados do côco tem iodo devido a proximidade com o mar.

Pense nisto.

Um beijo

Suzy



 


terça-feira, 17 de novembro de 2015

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tireoide - Competição entre o Cloro, Fluor, Bromo e Iodo




Oi Pessoal, tudo bom?

Vamos entender como funciona a Tireoide. Essa glândula que é considerada nossa Itaipu. Que gera energia para o nosso corpo todo e que quando está em disfunção a gente sente mesmo, sofre.

A Tireoide funciona produzindo dois hormônios:

T3 - triiodotironina - 3 moleculas de iodo
T4 - tetraiodotironina - 4 moléculas de iodo

Ambos são responsáveis pelo funcionamento da Tireoide. Todo o metabolismo é controlado por ela. Há vários órgãos que utilizam o iodo como matéria prima. Só como exemplo as mamas utilizam 40% do iodo total do corpo. A pele utiliza iodo. Então iodo é muito importante para nós.

A Tireoide transforma o iodo nestes 2 hormônios e para isto ela tem os receptores que captam o iodo do nosso corpo. Vamos falar de química, você lembra da tabela periódica? aquela que você estudou no colégio, pois bem nela tem uma família chamada VII A dos Halogenios. Nela estão por ordem de peso do menor para o maior - Fluor, Cloro, Bromo, Iodo, Astato. Nós vamos falar sobre os 4 primeiros elementos. O Iodo como você pode observar é mais pesado do que o Fluor, o Cloro e o Bromo. Portanto se o receptor da glandula Tireoide estiver captando Iodo, e lá estiverem presentes o Fluor, o Cloro ou o Bromo. Elas vão se ligar a eles primeiro antes do Iodo.


Então, quando você acorda o que você faz primeiro? lembrando que a Tireoide começa a funcionar no momento que você acorda.

  • Toma o remédio da Tireoide, Puran T4, Levotiroxina sódica etc, e vai continuar as suas atividades normais do dia a dia. 
  • Aí você vai tomar banho: na água aqui do Brasil tem tratamento a base de Cloro. que já entra em contato com a sua pele. Além disso eles colocam aquele dejeto da indústria de Alumínio o Flúor para ser diluído na água, e diz para você que é importante para proteger seus dentes das cáries...
  • Escova os dentes? na pasta que você usa também tem Flúor? em maior concentração entra em contato com a sua gengiva e consequentemente com a sua corrente sanguínea.
  • Depois disto você vai tomar café, que foi feita com a agua fervida que tem Cloro e Flúor. Come um pãozinho delicioso da padaria que tem brometo de potássio (bromo).
 Bom, desculpe te dizer mas fazendo isto, você está expondo sua Tireoide a estes elementos químicos que vão se ligar com o receptor da Tireoide antes do Iodo, por serem mais leves eles se ligam mais facilmente e a glândula não tem como produzir os hormônios necessários. É química básica. Simples assim. Então repense sua rotina. Não estou dizendo que você não deve tomar banho, nem escovar os dentes, nem parar comer pão. Mas pelo menos tomar banho a noite antes de dormir em vez de manhã. Escovar os dentes com pasta sem flúor. Investir num desmagnetizador de agua ou em agua com ph mais elevado que tem menos metais. Substituir o pão por outro alimento mais natural, sem aditivos químicos. Há muitas maneiras de se prevenir ou melhorar a produção destes hormônios. Mas tudo depende de você.

Expliquei de maneira bem simples e bem sucinta. Se você tiver alguma duvida me fale, escreva seus comentários. Siga o blog. Fale comigo. 

Um beijo

Suzy