segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tireoide - Competição entre o Cloro, Fluor, Bromo e Iodo




Oi Pessoal, tudo bom?

Vamos entender como funciona a Tireoide. Essa glândula que é considerada nossa Itaipu. Que gera energia para o nosso corpo todo e que quando está em disfunção a gente sente mesmo, sofre.

A Tireoide funciona produzindo dois hormônios:

T3 - triiodotironina - 3 moleculas de iodo
T4 - tetraiodotironina - 4 moléculas de iodo

Ambos são responsáveis pelo funcionamento da Tireoide. Todo o metabolismo é controlado por ela. Há vários órgãos que utilizam o iodo como matéria prima. Só como exemplo as mamas utilizam 40% do iodo total do corpo. A pele utiliza iodo. Então iodo é muito importante para nós.

A Tireoide transforma o iodo nestes 2 hormônios e para isto ela tem os receptores que captam o iodo do nosso corpo. Vamos falar de química, você lembra da tabela periódica? aquela que você estudou no colégio, pois bem nela tem uma família chamada VII A dos Halogenios. Nela estão por ordem de peso do menor para o maior - Fluor, Cloro, Bromo, Iodo, Astato. Nós vamos falar sobre os 4 primeiros elementos. O Iodo como você pode observar é mais pesado do que o Fluor, o Cloro e o Bromo. Portanto se o receptor da glandula Tireoide estiver captando Iodo, e lá estiverem presentes o Fluor, o Cloro ou o Bromo. Elas vão se ligar a eles primeiro antes do Iodo.


Então, quando você acorda o que você faz primeiro? lembrando que a Tireoide começa a funcionar no momento que você acorda.

  • Toma o remédio da Tireoide, Puran T4, Levotiroxina sódica etc, e vai continuar as suas atividades normais do dia a dia. 
  • Aí você vai tomar banho: na água aqui do Brasil tem tratamento a base de Cloro. que já entra em contato com a sua pele. Além disso eles colocam aquele dejeto da indústria de Alumínio o Flúor para ser diluído na água, e diz para você que é importante para proteger seus dentes das cáries...
  • Escova os dentes? na pasta que você usa também tem Flúor? em maior concentração entra em contato com a sua gengiva e consequentemente com a sua corrente sanguínea.
  • Depois disto você vai tomar café, que foi feita com a agua fervida que tem Cloro e Flúor. Come um pãozinho delicioso da padaria que tem brometo de potássio (bromo).
 Bom, desculpe te dizer mas fazendo isto, você está expondo sua Tireoide a estes elementos químicos que vão se ligar com o receptor da Tireoide antes do Iodo, por serem mais leves eles se ligam mais facilmente e a glândula não tem como produzir os hormônios necessários. É química básica. Simples assim. Então repense sua rotina. Não estou dizendo que você não deve tomar banho, nem escovar os dentes, nem parar comer pão. Mas pelo menos tomar banho a noite antes de dormir em vez de manhã. Escovar os dentes com pasta sem flúor. Investir num desmagnetizador de agua ou em agua com ph mais elevado que tem menos metais. Substituir o pão por outro alimento mais natural, sem aditivos químicos. Há muitas maneiras de se prevenir ou melhorar a produção destes hormônios. Mas tudo depende de você.

Expliquei de maneira bem simples e bem sucinta. Se você tiver alguma duvida me fale, escreva seus comentários. Siga o blog. Fale comigo. 

Um beijo

Suzy



Nenhum comentário: